CURSO PARA A POPULAÇÃO LGBT+

PEF LGBT+ realizou o Curso de “Ações Inclusivas e Mercado de Trabalho” nesta sexta-feira (23), com o intuito de preparar pessoas que se identificam como LGBTI+ para o mercado de trabalho, com a elaboração de currículos e marketing pessoal, e o encaminhamento para instituições parceiras e cursos profissionalizantes, o Programa de Empregabilidade e Formação LGBTQIA+ do ICJ da UFPA realizou evento hoje com certificação para o mercado de trabalho.

Ao longo da história, pessoas com sexualidade ou identidade de gênero dissidentes têm enfrentado discriminação, violência e falta de respeito nos ambientes de trabalho, o que prejudica suas oportunidades de ingresso e permanência nesses espaços. Com o objetivo de superar esses desafios, o Programa de Formação e Empregabilidade LGBTI+ tem empreendido uma série de iniciativas e parcerias visando preparar as pessoas LGBTI+ para o mercado de trabalho, fornecendo certificações e promovendo diálogo com as empresas e seus colaboradores.

“Nós, do Programa de Formação e Empregabilidade LGBTI+, sabemos que estas pessoas, especialmente pessoas trans e travestis, são menos empregadas em trabalhos formais no Brasil. Nosso objetivo é estimular os processos de formação e dialogar sobre diversidade e inclusão com as empresas para propor essa empregabilidade e o respeito para todas as pessoas que se identificam com a sigla LGBTQI+”, informa Luanna Tomaz, coordenadora do programa.

O evento teve o apoio da Organização Internacional do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho, da ONG Olivia, do Instituto Mais Diversidade e do Assaí Atacadista.

Residência Jurídica e Empregabilidade LGBTI+ na Clínica

O programa de Empregabilidade LGBTQI+ UFPA chega para desenvolver no Instituto de Ciências Jurídicas, com o apoio do Ministério Público do Trabalho, o aperfeiçoamento profissional da população LGBTQI+; Ampliar o debate público sobre sexualidade, direitos LGBTQI+ e acesso ao emprego e educação; Desenvolver planos de intervenção e produtos para garantia da empregabilidade e da formação LGBTQI+; Fomentar a produção científico-profissional da população LGBTQI+.

Coordenação: Profa. Dra. Verena Mendonça