"A Clínica de Atenção à Violência (CAV) é um projeto que atende pessoas em situação de violência, em especial de grupos vulneráveis, como crianças, mulheres, idosos e LGBTs. O projeto procura fornecer aconselhamento jurídico e apoio psicossocial, além de cuidados com a saúde da vítima e ações de litigância estratégica e educação para o enfrentamento à violência."

Coordenação: Profa. Dra. Luanna Tomaz

Coordenação Adjunta: Profa. Dra. Milena Veloso

Quando Procurar a CAV

Em casos de violência contra:

CONTRA A MULHER

Oferecemos assistência para mulheres em situação de violência física, psicológica, moral, patrimonial e sexual.

RACIAL

Oferecemos assistência para casos de discriminação racial. De acordo com o Estatuto da Igualdade Racial (Art. 1º): considera discriminação racial ou étnico-racial toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício, em igualdade de condições, de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública ou privada.

LGBTFÓBICA

Oferecemos assistência para casos de discriminação contra os membros da comunidade LGBT. A violência pode se manifestar em diversas formas, seja física, sexual, psicológica, institucional, simbólica e nas mais diversas esferas de convívio social.

CONTRA A PESSOA IDOSA

Oferecemos assistência para casos de discriminação contra a pessoa idosa de formar a auxiliar no exercício de sua cidadania e na manutenção de seus direitos fundamentais.

CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Oferecemos assistência para casos de violência contra crianças e adolescente. É considerada criança toda a pessoa até os 12 anos, e adolescente dos 12 aos 18. Este ser humano deve ser protegido contra toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade, opressão e quais quer outros meios os quais impossibilitem a proteção de seus direitos (Art. 5)

POLICIAL

Violência policial é o uso intencional de força excessiva por parte de policiais civis e militares, podendo ser tanto física, como verbal e psicológica. É um tipo de violência particular e específica que é bastante grave por retirar do cidadão comum a confiança nos agentes de segurança pública, podendo lhe causar toda sorte de distúrbios, além de reduzir a notificação de crimes e outros efeitos grave.

Equipe

Conheça a equipe que torna esse trabalho possível:

Coordenação Geral

1. Profa. Dra. Luanna Tomaz (Faculdade de Direito)

Professoras Supervisoras

1. Profa. Milene Veloso (Faculdade de Psicologia) 

Saiba mais

Saiba um pouco mais sobre as atividades que vem sendo desenvolvidas pela CAV