Residência Jurídica e Empregabilidade LGBTI+ na Clínica

O programa de Empregabilidade LGBTQI+ UFPA chega para desenvolver no Instituto de Ciências Jurídicas, com o apoio do Ministério Público do Trabalho, o aperfeiçoamento profissional da população LGBTQI+; Ampliar o debate público sobre sexualidade, direitos LGBTQI+ e acesso ao emprego e educação; Desenvolver planos de intervenção e produtos para garantia da empregabilidade e da formação LGBTQI+; Fomentar a produção científico-profissional da população LGBTQI+.

Coordenação: Profa. Dra. Verena Mendonça

Saiba mais

Quem Somos

Conheça a equipe que torna esse trabalho possível:

Coordenação Geral

1. Profa. Dra. Luanna Tomaz

Coordenação do Programa de Empregabilidade e Formação LGBTI+

1. Profa. Dra. Verena Mendonça

 
Residentes Jurídicos

1. Bárbara Caroline
2. Diogo Monteiro
3. Dairon Romano
4. Davi Miranda
5. Fiama Goes
6. Jonadson Souza
7. Max Wendell
8. Regina Alice

 

Coordenação do Programa de Pesquisa do Censo Trans Pará

1. Prof. Dr.

Integrantes da Pesquisa

 

Censo Trans Pará


Advogado e professor de direito, Davi Almeida. Foto: Igor Mota / O Liberal

Advogado, professor de direito, e integrante do grupo de pesquisa, Davi Almeida. Foto: Igor Mota / O Liberal

O Programa de Empregabilidade Formação LGBT+ do Instituto de Ciências Jurídicas - ICJ, da Universidade Federal do Pará, desenvolve projeto de pesquisa sobre trabalho, emprego e renda da população transexual/travesti do Pará, Censo Trans Pará. O objetivo do projeto é mapear a população transexual/travesti no Pará, bem como identificar quais as condições de trabalho e acesso à educação dessa população no Estado. A proposta é que o Censo Trans consiga coletar e analisar o máximo de dados, tais como o acesso à educação, formação profissional e entrada no mercado de trabalho acerca dessa população. 

O motivo dessa iniciativa dar-se por não existirem dados governamentais produzidos sobre a população transexual/travesti e as condições de trabalho dessa população no Brasil. Os únicos dados que podemos observar hoje são feitos através dos movimentos sociais, como a ANTRA, ABGLT, Rede Trans, que tem feito ano após ano o trabalho de mapear a população e identificar as condições de trabalho. No entanto, os trabalhos de pesquisa feitos são sempre voltados para a região sudeste do Pais, não havendo ainda um trabalho voltado para a região Norte, e esse é o diferencial do Censo Trans Pará, que busca identificar e mapear a população Trans Paraense. 

Link para acessar a pesquisa: Censo Trans

Ações desenvolvidas pelo programa

Veja alguns videos sobre ações que o programa já desenvolveu